19 March 2006


Porque é que ainda aqui estou?
Afinal, enganei-me de estrada ou quê? Porra, o que é isto?! Gaze? Quero lá saber da gaze! Que coisa, nunca se vendem mapas para os lugares mais importantes.
E também, que zunzum! Eh pá calem-se lá que eu estou cansado!
Calem-se!
E surdos ainda por cima! Não percebem que eu me estou completamente a lixar para o que vocês tão para aí a dizer!
Deixem-me em paz! Gaze, maravilha! Fantástico, agora nunca mais saio daqui!
Eh pá, o que é isto? Estou preso? Ha, ainda por cima! Têm medo que eu me vá embora, é? Faço falta a alguém por acaso? Vá, perguntem a vossa volta! Nem aquela velha ali ao fundo se importa! Está a chorar? Está a chorar mas não engana ninguém!
Deixem-me ir!
Ai o caneco, que eu já não estou a gostar nada disto! Oh chavalo! Oh tu! - Ai, que merda é esta? - Oh tu! Estou cheio de calor! Baixa a porcaria do termostato!
Está com convulsões!
Ai mãe santíssima! É agora. Porra. Onde é que eu deixei a merda da carta? Mariana...
Hora do óbito: 22:22

O quarto quente e abafado era pequeno demais para tanta alma.
E no entanto a débil Patrícia dormia...
- Mãe, porque é que a avó não acorda?
- A avó está num sono muito profundo, meu querido. Pode acordar um dia, mas pode acordar nunca.
Olha porque estou em coma pirralho! Porque bati com a cabeça no raio da cómoda quando estava a apanhar a meia do teu avô do chão! Aquele homem nunca arruma nada. Deixa tudo espalhado por todo o lado. Incrível, nunca vi coisa assim!
- Ela está viva, não está mãe?
- Sim, está.
Se estou viva? Claro que sim! Olha-me essa, não se livram de mim tão cedo! Se estou viva?! Bah, mas que pergunta mais parva. Só mesmo tu, pirralho, para fazeres uma pergunta pateta a esse ponto!
- Dói-lhe alguma coisa?
- Não, meu amor, ela está a dormir.
Olha por acaso até dói! Essa Mariana pensa que sabe tudo, mas não vás por ela! Estou aqui com umas hemorróidas há umas semanas e doem-me a valer. Não sabes o que são hemorróidas, pirralho? Olha, nem queiras saber! Uma chatice no cu, é o que são!
E por falar em chatices, alguém viu o Vicente? Miúdo ranhoso, nem sequer cá está!
- Ela ouve o que eu digo, mãe?
- Não, ela está a dormir.
Eu não disse?! Mentirosa! Oiço muito bem! Mas não quero saber disso para nada. Onde é que está o Vicente?
- Posso falar com ela?
Vicente? Vicente?
- Vai se quiseres, mas não chegues muito perto.
De repente a velha soltou um grito:
- Vicente!
- Oh minha sogra, enterrámos o Vicente a semana passada. – disse a mulher.
Ai que o deixei morrer! Ai meu amor! Ai meu filho! Meu querido filho! Mas porque é que fizeste aquilo? O que é que eu te fiz?
Uma lágrima escorreu pelo rosto gasto de Patrícia.
Assustado, o miúdo chegou-se devagar ao rebordo da cama:
- Avó, gosto muito de ti.
Está bem pirralho.
Foi num silêncio aparente que o tempo se eternizou.
E o relógio marcava 22:22.

16 Comentários:

At 19/3/06 21:05, Blogger Clarissa disse...

Manito...quanta imaginação!!!!
Quem pensaria nesta insólita situação!!! Fantástico.
ADOREI!!! ;)

 
At 19/3/06 21:21, Blogger José Pires F. disse...

Diferente dos que já li, e bem ao teu estilo.

Gostei e voltarei mais logo, para uma leitura vagarosa.

 
At 19/3/06 21:22, Anonymous Anonymous disse...

:D
acho que este só podia ser teu!
que gargalhada!
beijinhos

 
At 19/3/06 21:32, Blogger Ipslon disse...

li todos e adorei!
sorri varias vezes e a noite foi linda!
agora tenho de me despachar que ja chamam por mim...

prometo reler com mais cuidado!

salve os lindos textos e as lindas noites!

lindo... para sempre

 
At 19/3/06 21:36, Blogger Raquel Antunes disse...

Tal como diz o Pires, bem ao teu estilo!
Consegues representar uma situação carregada de sentido e ao mesmo tempo cobri-la pelo surreal.
Este foi um instante realmente inesperado ;)

Beijinhos

 
At 19/3/06 22:04, Blogger Parrot disse...

Muita imaginação
lol

Mas muito mórbido....história diferente das outras.

PS-O Pires volta logo porque agora deve estar a "espreitar" o seu (dele) SCP
:-)))

 
At 19/3/06 22:16, Blogger Maite disse...

Caro Ipslon
Parece que foi o único que não escolheu o combóio como motivação, mas sim um cruzamento a vários níveis.
Acabei por me rir. Gosto que os contos me façam rir.

Boa noite para si :)

 
At 19/3/06 23:34, Blogger José Pires F. disse...

Amigo Ipslon!

Bem… resolveste escrever duas histórias que se complementam e que acabam por ser uma única. (desgraçado surrealista que me fazes reler sempre as tuas histórias)

Como já tinha dito, esta é mesmo à Ipslon, mas curiosamente até gostei. Ehehehe!

Amigo… estava muito curioso com o teu conto, esperava já a surpresa e não me desiludiste, aliás, acho que não desiludiste ninguém pelos comentários que entretanto li e também, porque a abordagem que fazes dos comas, está muito bem feita.

Parabéns amigo e um grande abraço.

 
At 20/3/06 12:38, Blogger Clarissa disse...

Então meu amigo...sou a Partner...a Mana... a das Colheradas... e depois não me convidas para a inauguração do Tetros!!!
Mas eu desbronco-me...
http://tetros.blogspot.com/

hehehehehehehe

Sabes que acho que este espaço faz todo o sentido para ti?! É que tem muito a ver com um tipo de escrita de fantástico em que és bom...

Beijocas Olho de Lince Tetro ;)

 
At 21/3/06 10:38, Blogger Rui Martins disse...

não tenho palavras... belo pedaço de prosa.

 
At 22/3/06 10:30, Blogger Legionaria disse...

terceiro blog com esta imagem (bastante semelhante) tu a clarissa e a Beatriz...

 
At 22/3/06 12:54, Blogger Ipslon disse...

faz parte de um desafio... o vai aki para perceberes o pires esplicou no fim do conto dele.
na verdade somos 7, eu e ke decidi mexer um bocadinho na minha visto que com dois carris se encaixava melhor no conto.

ps: obrigada aos simpaticos visitantes aki do je:P beijinhos e abraços

 
At 23/3/06 21:10, Blogger Clarissa disse...

Olho...por onde andas que não nos vens falar??!!
Beijocas grandes :)

 
At 24/3/06 02:37, Blogger Mac Adame disse...

Este texto, que está bom, faz-me lembrar um muito parecido, não no estilo propriamente dito, mas na situação em si. Alguém em estado de coma que, contra tudo aquilo que suporíamos, pensa e refila com os seus botões como se não houvesse coma. Passa-se num livro de António Lobo Antunes (não tenho a certeza de qual, mas penso que em "A Morte de Carlos Gardel"). Foi curioso reler esse tipo de situação.

 
At 24/3/06 14:24, Blogger Lord of Erewhon disse...

Bom, o Mister Y é um batoteiro!:)= Olhem bem prá imagem... o comboio dele tem mais via férrea! JAJAJAJA!!!
Abraço.

 
At 24/3/06 16:31, Blogger Ipslon disse...

kl batotisse kl carapuça!:)-
eu perguntei no conteudo se podia brincar com a imagem, ninguem disse nd e eu tomei isso com um sim! :P

clarissa:
a minha semana passou a correr, foi assim rapida e indolor, n tive tempo sequer para pensar...
vou ver se escrevo alguma coisa hoje e tenho um conto para o tetros ke aind n publiquei.

mac:
lobo antunes, por acaso estou-lhe a ler agora as cronicas. acho q começei a ler "e eu hei-de amar uma pedra" se n foi esse foi outro... e n continuei ja nem sei pk. ele escreve como o fio do pensament, e preciso estar mt concentrado e n se pode parar pk senao perde-s o fio a meada.

 

Post a Comment

<< Home