19 April 2006

Um chinês que venha trabalhar para Portugal tem várias opções: ou cria um restaurante chinês, ou vai trabalhar para um restaurante chinês, ou come num restaurante chinês. Ou cria um bazar, a que toda a gente, inclusive ele próprio, vai chamar a loja do chinês.

Digam lá se não é verdade? Já alguma vez viram algum pedreiro chinês? Ou médico ou advogado? Sei lá, qualquer coisa além dos restaurantes e bazares...

Mas se já viram, a minha pergunta será noutro aspecto... porquê essa necessidade de afirmar de maneira tão berrante que são chineses? Porque precisam de por aqueles candeeiros vermelhos e encher tudo de dragões e coisas do género? Será saudades de casa? Ou é para toda a gente ver que eles são chineses, assim só para o caso de não terem reparado...

4 Comentários:

At 19/4/06 22:35, Blogger Archeogamer disse...

Bom médicos já vi, mais no contexto da smedicinas orientais, mas são raros.
A questão porque usam aquelas decoraçõe sé por motivos de crenças, mitos e questão espiritual. Por exemplo quando entras num restaurante chines, se o restaurante é de frente para a entrada há sempre uma porta para que entres de lado, serve para afastar os maus espirítos. Só não afasta é a fiscalização sanitária ;)

O que dizes é verdadeiro, vem cá todos para o mesmo, ao menos não se metem em guetos e assaltam pessoas como outros, o que por si só já é positivo.

 
At 20/4/06 16:22, Anonymous Anonymous disse...

por acaso já tinha comentado que os chineses´são todos comerciantes: ou lojas ou restaurantes. Não se vê um padeiro chines, ou uma empregada de limpeza, um bancário, etccc.

 
At 22/4/06 14:38, Blogger Rui Martins disse...

tudo tem muito a ver com as mafias (tríades) chinesas e com o seu papel na emigração chinesa:

quase todos os chineses que vêm para o Ocidente fazem-no pedindo empréstimos a mafias locais, que depois lhes cobram pesadas dívidas, mas lhe montam os negócios, desde o edificio até ao equipamento e aos canais de distribuição.

as mafias motam tudo, controlam tudo e cobram "protecção" e pesados juros.

assim controlam todo o esquema, lucram imensamente com ele e mantêm tudo nas mesmas áreas (restauração e comércio).

quase nenhum chinês emigra a "título individual". Daí este estranho fenómeno que bem identificaste.

 
At 23/4/06 23:39, Blogger 7ubal disse...

Eu já fui atendido num chinês por uma ucraniana e uma brasileira (sublinhe-se-se que eram empregadas de mesa). Isto quer dizer que das duas uma: ou eles estão a liberalizar o negócio, ou afinal os chineses que cá estão são ainda poucos.
Portanto vamos lá parar com as queixinhas antes que desembarquem mais dois ou três contentores carregados de chineses no porto de Alcântara.

 

Post a Comment

<< Home