22 January 2006

Já estava preso há um ano. Há um anos que estava por trás das grades. Há um ano que a luz do sol era vista às riscas. Há um ano que andava à volta no espaço pequeno. Que repetia as mesmas palavras. Que ouvia as mesmas conversas. Que era denegrido, gosado, ridicularizado. Há um ano que não vivia. Mas antes, ... O que é que tinha antes? Não muito mais, pensava. Afinal sempre tinha feito parte daqueles que nunca foram livres. Aqueles cujo o mundo se reduzia às suas pequenas vidas insignificantes, controladas por outros. E os olhos verdes chorosos nunca haviam de mudar alguma coisa.

O homem de cinza aproximou-se por de trás das grades. Sorriu. Sempre o fizera para ele. Passou uma bolacha para dentro das grades e riu-se vendo o corpo da sua vítima correr para a apanhar. Comeu depressa apanhando todas a migalhas do chão imundo. Quando a fome aperta, não há que ser esquisito. Não via comida há semanas. Semanas. Poucos sabem o que é a fome. A verdadeira fome. O estômago a destruir-se com os próprios ácidos, a língua seca que pouco a pouco perde a sensibilidade aos sabores, as tonturas de morte e a fragilidade.

O homem contemplava-o, de certa forma fascinado. “Olá”- disse com aquele sorriso parvo estampado na cara. Vendo que não lho era retribuído insultou-o. Virou-lhe as costas afastando-se.

Sempre tivera medo do Cinza, mesmo assim recusava-se a falar com ele. Mas agora que a fome o roía, os princípios já não tinham grande importância.
“Olá”
O homem virou-se. “Tu falaste?” Olhava para ele como se fosse um prodígio da natureza. Ele por sua vez olhava para o Cinza implorando mentalmente que aquela palhaçada lhe desse algo para comer.
“Falaste, não falaste? Olá!”
“Olá” respondeu friamente, amaldiçoando-se por ter aberto o bico.

“Maria! Vem cá ver! O papagaio fala!”

18 Comentários:

At 22/1/06 19:12, Blogger Mac Adame disse...

Excelente. Somos completamente enganados até final da narrativa. Mesmo até à última frase. É um magnífico conto.

 
At 23/1/06 01:45, Blogger Raquel Antunes disse...

Genial! Pura e simplesmente genial :D

 
At 23/1/06 01:46, Blogger José Pires F. disse...

Até ao fim na expectativa, esperando por algo maior.
Acabo a rir com a partida do papagaio, que nunca me ocorreu.
Boa partida amigo, e muito bem esgalhada.
Um abraço.

 
At 23/1/06 13:53, Blogger Moon disse...

Muito bom Y. Adorei. Parabens e Besito.

PS - Não admito quem me corrijam.

 
At 23/1/06 18:20, Blogger Ipslon disse...

macaco:
a ultima frase e um ultimato ao leitor, numa de "entao pa ainda n percebst?" hehe contente que te tenha agradado!

ashfixia:
eh pa logo grandes palavras! nana:P isso e mais dos escritores! pa mim basta um "n esta mt mau":P
mas ja agora obrigado pela hiperbole.

Pires:
ja a algum tempo que andava com a coisa de escrever na pele de um animal. as nossas fromataçoes dao-nos cabo da cabeça, nunca nos apercebemos de que n somos os unicos seres com sentimentos no planeta.
lembrei-m que um animal falante ainda induziria mais em erro. deixei repousar a ideia e puff quand n tinha nada para fazer saiu isto:P
feliz por agradar ao professor, afinal foste tu que me voltaste a dar o bicho dos contos.
grande abraço!

hey oh clarissa!
Partner es tu minha tonta! hehe sim somos ambos partners, mas eu n era o "olho"? aiai esta rapariga...
hehe
por acaso o nome cinza n tinha qualquer conotaçao animal, mas ja que o dizes knd me perguntarem digo que sim! hehe n digas nd a ninguem!
o cinza era simplesmente uma alcunha. pensei em por o bigodudo, mas cinza lembrava melhor os policias de uniforme cinzento...
quanto aos habituais erros de ortografia (sempre fui um desastre em ditados) começo a perguntar-m se os corrijo e os comentarios deixam de ter sentido ou os deixo ficar?
ainda bem que ai estas pa n deixar passar nd, e espero que ai estejas por mt mais tempo!
sempre aki do je
um abraço!

moon:
as correcçoes sao precisas para se evoluir! eu ca aprecio mt a ajudinha da clarissa!:P agora os besitos tb sabem mt bem!
um grande pa ti!

 
At 24/1/06 00:11, Blogger Lord of Erewhon disse...

Menino Y... o texto está muito bem engendrado!;)

Menina, Moon... deve, decerto, querer dizer: «Não admito que me corrijam.».

 
At 24/1/06 13:27, Blogger Intervencionista disse...

Ipslon, apenas hoje tive a oportunidade de vir até aqui, e garanto-te que me apanhás-te à certa com esta Historia do papagaio... Muito boa sem duvida.

Lord of Erewhon, não pressiones a rapariga... se não gosta, não gosta e gostos não se discutem.

 
At 24/1/06 13:52, Blogger Lord of Erewhon disse...

Desculpa???? Não entendo! Não pressiono quem???? De que falas???? Se não gosto, não gosto do quê?????????????????

 
At 24/1/06 14:05, Blogger Lord of Erewhon disse...

Ah! Já escusas de explicar... porque acabaram, agora mesmo, de o fazer!
Olha é assim: 1. Os gostos discutem-se, de facto! Sabes porquê? Porque o mau gosto é a mais incomodativa das coisas!
2. Quanto à Moon... não sei quem é nem me interessa, nem as razões pelas quais a defendes... Apenas achei contraditório que alguém que não gosta de ser corrigida... dê erros na exacta frase em que o afirma... Mas, pensando bem, talvez seja por isso mesmo!
3. Também acho hilariante e sociologicamente interessante o modo como certas pessoas se relacionam com a blogosfera... desculpa a pergunta: mas por acaso a Moon é a mãe do Y? É a tua?? «Perguntar não ofende.» (Já vi que gostas de provérbios...).

 
At 24/1/06 17:48, Blogger José Pires F. disse...

Amigo Ipslon!
O engraçado nisto, é que nos estamos a espicaçar uns aos outros, e isso só contribui para melhorarmos.
Pessoalmente fico satisfeito pela contribuição que referes e devo dizer-te, que logo de início devido aos comentários (e também colheradas) que fazias, me pareceu estar por aí muito sumo a necessitar ser espremido.
Em boa hora iniciaste o processo e o resultado está à vista.
Agora quanto ao português e ás colheradas da Clarissa:
É claro que aceitas bem essas colheradas, como aceitarás outras, ou não fosses tu o Colherador Mor cá do Reino. A colherada quando construtiva, é sempre bem-vinda e motivo para melhorar, ainda ontem, depois da visita da Clarissa, me apressei a resolver um pequeno problema por ela detectado.
Um abraço e força.

 
At 24/1/06 19:55, Blogger Lord of Erewhon disse...

Ó cidomanias/nocturno/whatever... bochecha o cu e deita-te! Conheces a expressão? Rançosa, né? Pois, o nível adequado para ti!:)

 
At 24/1/06 20:00, Blogger Lord of Erewhon disse...

Clarissa... se eu ficar com algum fetiche marado por bonecas... tipo japonês, JAJAJA!!! A culpa é toda tua!:)=
Tá bem parecida contigo... minha betinha!;)

 
At 25/1/06 00:45, Blogger Lord of Erewhon disse...

Por acaso até ando a precisar de tratamento!:) Tratam-me muito mal:/ ... vivo rodeado de psicóticos armados de forquilhas, archotes, crucifixos, estacas, eu sei lá! E sempre aos gritos: «Morte ao vampiro! Morte ao vampiro!»... Tu achas isto normal? Não é lamentável? Livra! já uma pobre criatura das trevas não pode morder uns pescoços de umas mamãs e de umas lolitas... Que século sem glória! (Um sacana de um padreco a espumar merdas verdes pela boca vociferante... espetou-me uma ferroada aqui na lombeira e fez dói-dói... Errr... ainda tens por aí água-oxigenada?).

 
At 25/1/06 01:28, Blogger Mac Adame disse...

Eh pá, isto desta vez parece o messenger.

 
At 25/1/06 02:28, Blogger Intervencionista disse...

Quase Macaco, quase...

Lord :
1) Não penso que os gostos se discutam, penso isso sim que cada um pode ter o seu gosto e deve ser respeitado por isso, não quer dizer que o meu seja o mesmo (agradeço inclusivamente a quem me corrige, pois a vida é um constante apreder, desde que se nasce até que se morre).
2) Eu entendi porque a corrigiste, mas pelo que digo em cima penso que explico porque disse o que disse, acho que tu brincavas com ela tal como ela estava a brincar com a clarissa (é o que eu acho), desculpa se te melindrei. A crer na tua linha de pensamento, acho bastante logica a tua explicação final.
3) Caro lord, eu tb acho hilariante e sociologicamente interessante o modo como certas pessoas se "mostram" aos outros na blogoesfera, através das mais variadas acções.
Claro que desculpo a pergunta e respondo, acho que não é Mãe do Y e minha não é com toda a certeza. Claro que «perguntar não ofende» mas tambem sou livre de responder se quiser.

Espero ter esclarecido qualquer duvida que possas ter tido e podes corrigir-me à vontade que eu não me importo.

P.s. - Gosto de provérbios sim, tenho pena é de quase nunca me lembrar de nenhum sem serem os mais habituais.

 
At 25/1/06 12:58, Anonymous Anonymous disse...

wow, eu já aqui a montar grandes filmes na cabeça... Genial.
Gosto da escrita fluente, que nos envolve para nos surpreender. Parabéns. E obrigda pelos comentários.

 
At 26/1/06 16:20, Blogger Intervencionista disse...

Lord, nem uma respostazita :(

 
At 27/1/06 20:14, Blogger Lord of Erewhon disse...

Pá, que queres que eu te diga???? «Quem dá erros, mais tarde ou mais cedo, é corrigido.» (Provérbio da minha autoria.).

 

Post a Comment

<< Home